quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

CLF005. Homens diabólicos

 
(Coleção Califórnia, nº 5)
 
 

Mais um livro de Donald Curtis. Mais um daqueles livros que nos traz um pistoleiro escondido sob um homem tranquilo que procura paz e sossego no seu rancho, longe da cidade e das lutas, interessando-lhe apenas o seu gado e a tranquilidade de espírito que procura.
Nas primeiras páginas, pode notar-se a preocupação do autor em apresentar a cidade onde decorre a acção como um ponto pacífico, calmo, quase obsediante de estagnação.
Mais tarde, com o aparecimento de uma mina de cobre e o desfecho tempestuoso de um amor juvenil, tudo se modifica: onde havia paz e sossego, passou a existir violência, tiroteios, lutas sem piedade nem quartel. E o homem tranquilo que se refugiara naquele recanto em busca de sossego, volta a colocar os "colts" à cintura e, louco de dor e vingança, aparece tal como é na realidade: um temível pistoleiro.
O desfecho que Curtis incute à novela é completamente inesperado.
A capa, de Bosch Penalva, mostra um pormenor da luta desse homem tranquilo, agora pistoleiro, acossado por uma família cheia de gente corrupta e sem qualidades, gente diabólica, no fundo.
Eis algumas passagens:

Sem comentários:

Enviar um comentário