quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

CLF003. O regresso do cobarde


(Coleção Califórnia, nº 3)

Era um homem extremamente tímido, dominado pelo pai, que fugiu da sua terra, abandonando a própria esposa. Um dia, totalmente desfigurado por tortura aplicada por índios, voltou para reclamar o que era seu. Tudo tinha mudado e envolveu-se numa luta sem fim, chegando a ter necessidade de limpar o próprio nome já que a dúvida sobre a sua verdadeira identidade permaneceu até ao final da novela e havia a possibilidade de ser um assassino por cuja captura se oferecia significativa importância.
Peter Debry é uma autor espanhol ainda com um prestígio assinalável ao nível da novela negra. Alguns admiradores mantêm sites (1 e 2) onde divulgam a sua obra e as suas qualidades. Em Portugal tem registo de apenas 50 títulos, 29 dos quais ligados à APR, nos quais predomina a colecção Serviço Secreto. Este é um dos três títulos editados pela Colecção Califórnia da IBIS.

A capa, de autor desconhecido, mostra um pormenor da luta deste homem pelos seus direitos, ao lado de uma pedra com um martelo gravado que marcava o limite da sua propriedade. Conta Debry que, numa extraordinária demonstração de força, levantou essa pedra, a qual pesava mais de 120 quilos, arrancando-a da terra e conduzindo-a para dois metros mais adiante para que os seus limites ficassem correctamente estabelecidos.
Eis algumas passagens da obra:

Sem comentários:

Enviar um comentário